Museus em Jundiaí: Museu Solar do Barão

Am_NUgep3QA45VmsUYNhUWSg4rJG_CY4q9gh3b4x_J9E

Criado em 10 de junho de 1955, o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão só foi inaugurado em 1965.

Seu fundador foi o padre Stafuzza, a convite do prefeito da época, Pedro Fávaro. O espaço tem boa parte da história de Jundiaí e é um passeio indispensável para você conhecer bem essa cidade! O Solar do Barão não é um museu comum. Então vamos conhecer um pouco mais:

Além dos inúmeros artefatos que estão em exposição, você está dentro da casa do Barão de Jundiaí, ou melhor, Antônio de Queiróz Telles. Ele foi um grande produtor de cana-de-açúcar e café aqui da região, e também chegou a ser vereador, deputado, delegado de polícia e até Juiz de Paz!

AgScDbJSRPBZQRArYBXWlTbII7CTWVgni4G2uZaJ-mlQ

O conteúdo do Museu é bem variado. Logo de início você vai encontrar artefatos indígenas da época do descobrimento do Brasil, como cocares, algemas, martelos de pedra e até uma espingarda usada pelos colonizadores.

Diversos materiais domésticos do começo do século XX também estão no Museu. Pratos, xícaras, panelas, talheres, espelhos e uma privada estão em exposição. Ah, você vai encontrar também a cama usada na casa do Barão de Jundiaí e uma imagem da Nossa Senhora do Desterro, padroeira de Jundiaí.     20151125045837Mas as atrações do Museu não param por aí! Dentro do local existe um auditório com capacidade para 80 pessoas, que é utilizado para audições, palestras, reuniões e projeções de filmes e documentários. O museu exala mesmo a cultura da cidade!20151125045459asdasd

Outro bom motivo para visitar o Solar do Barão é conhecer seu jardim. O espaço é bem tranquilo e arborizado, ideal para passar uma tarde gostosa e se desprender do dia a dia.

737158_516055225145534_1496857776_o

Aproveite para visitar o Museu Solar do Barão agora no final do ano! Para celebrar a época de festas, o museu monta um presépio incrível em algumas salas do museu. No momento, o presépio ainda está sendo montado, mas no começo de dezembro a exposição já começa.

Esperamos que tenha gostado dessa nossa nova dica de turismo, e que você guarde um tempinho da sua viagem para conhecer esse lugar incrível e que todo Jundiaiense conhece!