Jundiaí e seus parques municipais

jardim_botanico_p_3G

Esse texto é para você, o sortudo que trabalha o dia todo, que não consegue se desprender do trabalho e procura um lugar para descansar. Sortudo porque você está em Jundiaí, cidade com diversos parques municipais que esperam por você!

Não importa onde esteja, seja em nosso Hotel, voltando de um cliente, ou passeando por algum atrativo turístico de nossa cidade, sem dúvida tem um parque bem pertinho de você. Preparamos algumas dicas para você conhecer os parques municipais aqui de Jundiaí, e também seus horários e locais para visitação. É um mais lindo que o outro!

Jardim Botânico de Jundiaí

Você não pode deixar de visitar o lugar. O Jardim Botânico de Jundiaí conta com uma área de 150.000 m², onde você vai encontrar jardins temáticos como o africano com plantas típicas do continente, o jardim japonês com uma pequena cascata no centro, e também o jardim italiano com vários canteiros e estátuas. O lugar é incrível!

Além de uma tarde bem gostosa, você vai conhecer plantas aromáticas, estufas de cactáceas, um orquidário, cachoeiras e uma trilha que liga o Jardim Botânico ao parque que vamos falar abaixo, o Parque da Cidade.

O parque funciona diariamente, das 8h às 18h, e fica na Av. Antônio Frederico Ozanam, 6400 – Jardim Botânico. Para mais informações, ligue no número (11) 4523-1012 / 4582-2468 ou entre no site www.jardimbotanico.jundiai.sp.gov.br

Jardim Botânico de Jundiaí muitaviagem.com.br
Fonte: muitaviagem.com.br

Parque da Cidade

O Parque da Cidade fica na Rodovia João Cereser, km 66 – Parque da Cidade, e é ligado diretamente ao Jardim Botânico por meio de uma ciclovia. O lugar é movimentado principalmente por pessoas fazendo exercício no fim da tarde e também alguns casais que passam a tarde sentado nos diversos bancos do local.

Ele fica bem nas margens da represa que abastece Jundiaí e é um dos mais visitados da cidade. Com 500.000 m², oferece área de piquenique, duas pistas de cooper, bebedouros, aparelhos de ginástica e até um jardim japonês para relaxar. Se você quiser se exercitar ou ter uma tarde tranquila, o Parque da Cidade é o lugar certo!

O Parque fica aberto diariamente, das 8h às 20h. A entrada e o estacionamento são gratuitos, não podendo apenas entrar com animais no local. Você vai encontrar mais informações no site www.parquedacidade.jundiai.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4522-0766 / 4522-0499.

pq_cidade_jundiai5
Fonte: www.turismo.jundiai.sp.gov.br

Parque Botânico do Eloy Chaves

Com 41.000 m² de área verde preservada, o Parque Botânico tem a primeira academia ao ar livre de Jundiaí. Ele foi construído em volta do grande lago do Eloy Chaves e é uma das principais atrações de turismo da cidade.

As atividades para se fazer no parque são mais voltadas ao esporte. Ele tem mais de 2.000 m² de pista de caminhada, uma quadra de vôlei de areia, além de 21 equipamentos de ginástica.

O Parque Botânico funciona diariamente também, das 6h às 18h. Ele fica na Av. Benedito Castilho de Andrade, 1000, no bairro Eloy Chaves. Pelo número (11) 4589-8522 você entra em contato com a secretaria de Serviços Públicos de Jundiaí, para ter mais informações.

Parque Botânico do Eloy Chaves httpswww.flickr.comphotosprefeituradejundiai
Fonte: www.flickr.com/photos/prefeituradejundiai/

Parque Botânico Tulipas “Professor Aziz Ab`Saber”

Academia, quadra poliesportiva, quadras de areia, playground, 2 km de ciclovia, 3 km para caminhadas, cinco cachoeiras, cinco lagoas, dez pontes de madeira, 15 quiosques, uma biblioteca, rede wi-fi gratuita e duas portarias, sendo o parque todo cercado. Você vai encontrar tudo isso no Parque Botânico Tulipas, que tem mais de 125 mil km² e é cheio de beleza natural.

Além de ser todo arborizado com palmeiras e pequenos arbustos, a paisagem conta com pedras na água, plantas aquáticas e um ótimo espaço para caminhada.

O Parque Botânico Tulipas fica aberto todos os dias, das 6h às 18h. Ele fica localizado em Congani Bocalão, 34, Jardim das Tulipas, aqui em Jundiaí, e caso você precise de mais informações sobre o funcionamento, é só ligar para (11) 4581-6000. Animais de estimação não são permitidos dentro do parque.

 

Parque Botânico Tulipas “Professor Aziz Ab`Saber”
Fonte: www.jundiai.sp.gov.br

Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva

Esse é o parque em que acontece a tradicional Festa da Uva aqui de Jundiaí. Para saber mais sobre a festa, que começa em janeiro, veja o texto  que explicamos sobre a Festa aqui em nosso blog.  Mas não é só a Festa da Uva que acontece no Parque Comendador não! O local é cenário de diversos shows, apresentações culturais, e a Feira da Amizade, que contém muita música e comidas deliciosas.

O parque foi reestruturado em 2004 e conta com wi-fi e estacionamento gratuito, espaço bem arborizado e aparelhos de ginástica ao ar livre. O parque fica na Av. Jundiaí, s/n° – Anhangabaú, bem próximo ao Hotel Serra de Jundiaí. O funcionamento é diário, das 8h às 18h. Para ter mais informações, você pode ligar para o telefone do parque (11) 4521-6837.

Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva
Fonte: www.jundiai.sp.gov.br

Parque Jardim do Lago – Antônio Garcia Machado

Inaugurado em 2015, é o caçula dos parques de Jundiaí. Aqui o conceito é diferente. O parque conta com duas quadras poliesportivas, dois playgrounds, duas academias ao ar livre, pista de skate, circuito de slackline, pista de caminhada com cerca de 2 km, dois vestiários e duas guaritas com o Programa Parque Seguro, com monitoramento 24h. O Parque Jardim do Lago talvez seja o mais simples da cidade, mas tem seu objetivo bem traçado. A garotada utiliza muito o parque para andar de skate e praticar esportes radicais.

Ele fica aberto todos os dias, das 6h às 20h, e se localiza entre as ruas José Pedro de Oliveira e Av. dos Expedicionários.

Parque Jardim do Lago – Antônio Garcia Machado
Fonte: www.jundiai.sp.gov.br

Parque do Trabalhador – Corrupira

Localizado na Av. Nicola Acieri, 1900, no bairro Corrupira, é a opção certa para toda a família.  Ele possui dezenas de quiosques com churrasqueira, pavilhões onde se realizam espetáculos populares, sistema de som, área de piquenique, um grande estacionamento e também um trenzinho que a criançada adora. Ele ocupa uma área 225 mil m², sendo 140 mil m² de mata nativa e é considerado atualmente reserva biológica.

Aos domingos as crianças podem se divertir com atividades recreativas e projetos educacionais, além de tobogãs, pula-pula, pingue-pongue e xadrez. Vale a pena trazer seu pequeno!

O Parque do Trabalhador funciona de quinta a domingo, das 8h às 17h. Ela fica na Av. Nicola Acieri, 1900 – Bairro Corrupira, e seu telefone é (11) 4582-0721. Caso queira visitar e ir para alguma atração de domingo, é legal ligar e saber o que vai acontecer durante o dia todo.

Parque do Trabalhador – Corrupira
Fonte: www.jundiai.sp.gov.br

Dicas bacanas, né? Jundiaí é mesmo cheio de parques incríveis, e um melhor do que o outro. Então se você está passando um tempo na cidade, não deixe de conhecer o parque mais próximo. Aproveite para relaxar, se exercitar e descansar junto com sua família. Espero que tenham gostado. 😀